quarta-feira, 5 de maio de 2010

A aprendizagem da leitura e da escrita numa visão construtivista

Mais um livro excelente para o trabalho com os conhecimentos linguistícos na educação infantil e séries iniciais. O autor oferece aos leitores atividades sequenciadas por modalidades de textos de modo que todos os alunos participem delas, com o objetivo de potencializar o trabalho cooperativo e que sintam-se protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Vale a pena ler!!!
Estou postando, na íntegra, uma atividade do livro com textos funcionais - nome próprio.
  • Atividade: Compondo o nome - Para alunos de 3 anos.
  • Objetivo: Compor o nome próprio fazendo uso das letras recortadas.
  • Descrição: Põe-se pedaços de papel com letras recortadas sobre uma mesa. Cada criança tem que procurar as letras que necessita para escrever seu nome. Depois, devem colá-las ordenadamente numa folha em branco.
- Solicitação: Olhem as letras. Há muitas, mas vocês têm que procurar apenas as que precisam para escrever o nome de vocês. Colem-nas aqui (folha em branco) ordenadamente de maneira que mostre o nome de vocês. Agora leiam.
- Organização: individual, em duplas ou num grupo pequeno.
  • Material: Letras maiúsculas recortadas, folhas em branco, cola.
  • Observações: - É bom que as crianças acompanhem com o dedo a leitura de suas produções. Convém que leiam tudo o que produzem - Os modelos de seu nome no cabide, no uniforme, na lista de chamada, podem ser de grande ajuda - Pode-se fazer um jogo de letras recortadas para que levem para casa e joguem com a família.

2 comentários:

  1. Olá Vanisse,

    adorei seu blog. Ótimas sugestões! Obrigada por sua visita.

    Bjs

    Solange

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanisse!
    Este livro é ótimo, com valiosas sugestões! Os volumes do "Escrever e Ler" também são maravilhosos!
    Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!
    Amei conhecer seu blog!
    Beijinhos,
    Ivanise :)

    ResponderExcluir

Seus comentários me deixam feliz!!!! Obrigada...