domingo, 13 de junho de 2010

Sequência Didática Separando o Lixo

Terminei essa semana uma sequência didática com meus alunos sobre o lixo. O tema veio à tona com a enchente ocorrida em nossa cidade em abril, onde as próprias crianças perceberam e visualizaram a quantidade de lixo "depositada" na natureza. Então, como elas mesmo diziam que tinham visto muito lixo, que não podemos jogar lixo no rio, na rua... resolvi aproveitar o interesse delas pelo assunto e fizemos um trabalho muito legal...

Fizemos rodas de conversa sobre o assunto, observando fotos de lixo espalhado pelo mundo, sobre a importãncia da coleta seletiva e como funciona esse programa em nossa cidade. Também conversamos e observamos lixos que podem ser reciclados, além de distinguirmos as cores utilizadas para a separação correta do lixo. Montamos um cantinho na sala de aula com essas informações.

Depois dessa etapa, conhecemos o símbolo da reciclagem e confeccionamos lixeiros apropriados para a separação correta do lixo: Amarelo=metal; Azul=papel; Verde=vidro; Vermelho=plástico, que ficarão a disposição das crianças na sala de aula e no refeitório. As próprias crianças fizeram a pintura dos lixeiros com tinta guache e foram até as outras turmas explicar como usar os lixeiros no refeitório.

Por fim, montamos juntos um jogo de boliche com garrafas pet e papéis e levaram uma lembrancinha para casa (imã de geladeira) para lembrar das informações aprendidas e principalmente criar o hábito de separar o lixo!!! (As fotos ainda serão postadas).

2 comentários:

  1. Seu blog é muito fofo!!! Vc tem ideias geniais. Venha também conhecer o meu cantinho!!
    Te espero!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho genial......essa conscientização com crianças é o ideal.....eles são os condutores de grandes ideias.....bjcas

    ResponderExcluir

Seus comentários me deixam feliz!!!! Obrigada...