quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jogo, brinquedo e brincadeira.


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os jogos e as brincadeiras propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio de atividades lúdicas, por isso que o brincar na escola deve ser levado a sério e deve fazer parte do currículo escolar. As crianças, e muitos adultos também, não imaginam o quanto estão aprendendo, conhecendo e descobrindo o mundo!
O grande pensador suiço Jean Piaget (1896-1980) deixou grandes contribuições sobre esse tema e classificou o jogo em quatro tipos:
  • De exercício: se caracteriza pela repetição de uma ação pelo prazer que ela proporciona e é uma das primeiras atividades lúdicas dos bebês, quando balança o chocalho sem parar ou joga objetos no chão repetidas vezes.
  • Símbolo: envolve o faz-de-conta, a representação que ocorre quando os alunos brincam de pirata, de escolinha, de casinha ou super-heróis ou quando manipulam objetos e lhes atribuem significados diferentes, tratar um cabo de vassoura como cavalo por exemplo.
  • De regras: exige que os participantes cumpram normas e considerem fatores que influenciam o resultado: atenção, concentração, raciocínio e sorte.
  • De construção: construir e usar diversos objetos para criar um novo, uma cidade com blocos de madeira ou um aviãzinho de sucata.
Nos estudos de Lev Vygotsky (1896-1934) vê-se especial atenção aos jogos de representação (simbólicos), onde afirmou que não existe brincadeira sem regras, pois os pequenos se envolvem nas atividades de faz-de-conta para entender o mundo onde vivem, usando a imaginação. Enquanto brinca que dirige um carro, a criança procura seguir regras de conduta social e convivência, expandindo sua compreensão sobre o mundo.

Referência: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Revista Jogos e brincadeiras - Nova Escola Edição Especial.

5 comentários:

  1. Com certeza,a brincadeira infantil,diverte,enriquece e faz crescer !!!!Adorei o seu blog....um gracinha,já estou seguindo.....mil beijocas bem mimirabolantes p/ vc !!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito boa sua postagem amiga, é muito mais fácil e natural o aprendizado por meio de brincadeiras e de preferência com muita música e arte.

    Beijos amiga
    Danubia Rocha www.patatitralala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler material interessante e bem elaborado. Já estou seguindo. Sucesso!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Tem selinho TROFÉU p/ vc. Passa lá no espacodeeducar.blogspot.com para pegar.

    ResponderExcluir
  5. Tem selinho no meu blog para vc...
    Bjus

    ResponderExcluir

Seus comentários me deixam feliz!!!! Obrigada...