segunda-feira, 31 de maio de 2010

domingo, 30 de maio de 2010

Números e quantidades...


Quadros com números e quantidades para expôr na sala de aula!!! Pode-se pintar ou fazer com E.V.A!!!!! Logo postarei os números de 6 a 10.




sexta-feira, 28 de maio de 2010

Trenzinho em E.V.A


Esse trenzinho eu fiz para enfeitar o quadro numérico da minha sala de aula(inspiração Katumalê Arte em E.V.A). Fiz algumas modificações e ficou uma graça!!!

Pasta decorada com E.V.A



Minha primeira pasta decorada!!!! Depois dessa virão mais...

Uma parceria de sucesso...

Concretizei a minha parceria com a SELLER... Agora é só aguardar o material!!!!

SELLER - Produtos em  E.V.A. - www.sellereducacao.com.br


PARCEIRA SELLER  - Produtos em E.V.A. - www.sellereducacao.com.br



http://www.sellereducacao.com.br/

domingo, 23 de maio de 2010

Mais selinhos...Adoro!!!!


Esse selinho ganhei da amiga Helena do blog Cantinho da Pro Helena!!! Adorei!!!!
Muito obrigada por se lembrar de mim.
Tem regrinhas...
1- Linkar a pessoa que te deu o selinho;
2- Responder: o que é ser feliz pra você?
É viver a vida sem deixar nada pra tras.. É olhar para as coisas boas que acontecem na nossa vida... É viver intensamente o dia de hoje, pois o de amanhã pode ser que não chegue!!!
3-Passar para três amigas e avisá-las

Botões de EVA



Vejam que lindinhos os botões que fiz com restos de EVA... A ideia original é da amiga blogueira Andrea do blog Andrea e Maki. Agora só falta utilizá-los... tenho uma caixa para enfeitar...

Pautas de Observação - Um poderoso instrumento de avaliação

Pautas de Observação são instrumentos que nos permitem registrar como as crianças - individualmente - atuam frente às situações de aprendizagens planejdas.
Devem conter critérios que possamos efetivamente observar em termo de ações práticas e que permitem recuperar e ativar nossa memória sobre como estão aprendendo cada um de nossos pequenos.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, baseado em pautas de observações que contemplem conteúdos e objetivos definidos. Além disso, também deve estar presente a observação cuidadosa do educador, que poderá e deverá modificar os encaminhamentos sempre que achar necessário, visando os propósitos da aprendizagem.
Ao escrever os relatórios avaliativos individuais, fica mais fácil lembrar acontecimentos, atitudes e avanços das crianças, pois tudo já está devidamente registrado, basta apenas formalizar para serem apresentados aos pais.
Abaixo um exemplo de uma pauta de observação sobre aspectos da adaptação escolar:

sábado, 22 de maio de 2010

Sorteio...


Estou participando do sorteio no blog da Jajá Moraes... confiram!!!

Oba!!!! Mais um selinho...

Que lindo!!!!! Ganhei da amiga Jeanne do blog Espaço de Educar!!! Adorei!!!

Para levar é preciso:
* Postar o selinho no seu blog
* Dizer o que te deixa triste e o que te deixa alegre
* Indicar 10 amigas blogueiras e avisá-las.

- O Que me deixa triste é a solidão, odeio ficar e me sentir sozinha.
- O que me deixa feliz é a minha vida, sou uma pessoa muito feliz por tudo o que tenho, principalmente minha família e meu trabalho!!!!

O troféu vai para...
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com
http://amigasdaedu.blogspot.com
http://cantinhodaprohelena.blogspot.com
http://grasiela7282.blogspot.com
http://oabccolorido.blogspot.com
http://mimirabolantes.blogspot.com
http://aosmestresdaeducacão.blogspot.com
http://ferinhasdosaber.blogspot.com
http://cantinhodaeducacãoinfantil.blogspot.com
http://cantinhodoceu-eva.blogspot.com

Meninas, vocês merecem!!!!Beijos!!!


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jogo, brinquedo e brincadeira.


Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os jogos e as brincadeiras propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio de atividades lúdicas, por isso que o brincar na escola deve ser levado a sério e deve fazer parte do currículo escolar. As crianças, e muitos adultos também, não imaginam o quanto estão aprendendo, conhecendo e descobrindo o mundo!
O grande pensador suiço Jean Piaget (1896-1980) deixou grandes contribuições sobre esse tema e classificou o jogo em quatro tipos:
  • De exercício: se caracteriza pela repetição de uma ação pelo prazer que ela proporciona e é uma das primeiras atividades lúdicas dos bebês, quando balança o chocalho sem parar ou joga objetos no chão repetidas vezes.
  • Símbolo: envolve o faz-de-conta, a representação que ocorre quando os alunos brincam de pirata, de escolinha, de casinha ou super-heróis ou quando manipulam objetos e lhes atribuem significados diferentes, tratar um cabo de vassoura como cavalo por exemplo.
  • De regras: exige que os participantes cumpram normas e considerem fatores que influenciam o resultado: atenção, concentração, raciocínio e sorte.
  • De construção: construir e usar diversos objetos para criar um novo, uma cidade com blocos de madeira ou um aviãzinho de sucata.
Nos estudos de Lev Vygotsky (1896-1934) vê-se especial atenção aos jogos de representação (simbólicos), onde afirmou que não existe brincadeira sem regras, pois os pequenos se envolvem nas atividades de faz-de-conta para entender o mundo onde vivem, usando a imaginação. Enquanto brinca que dirige um carro, a criança procura seguir regras de conduta social e convivência, expandindo sua compreensão sobre o mundo.

Referência: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Revista Jogos e brincadeiras - Nova Escola Edição Especial.

domingo, 16 de maio de 2010

Selinho...

Este selinho ganhei da minha amiga Joelma do blog Amiga da Educação, um blog que vale a pena visitar e prestigiar!!!!
Ofereço esse selinho para os seguintes blogs:
http://andreaemaki.blogspot.com
http://vanialu.blogspot.com
http://sorvete-colore.blogspot.com
http://sandra-barreto.blogspot.com
http://neusamariabento.blogspot.com
http://espacodeeducar.blogspot.com

Bjos meninas, vocês merecem!!! Até mais!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

sábado, 8 de maio de 2010

Cartão dia das mães!!!

Cartão recebido da direção da minha escola!!!! Lindo!!!

FELIZ DIA DAS MÃES, MAMÃES!!!!



  • "Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães" (Ditado judaíco)

  • "Para compreender os pais é preciso ter filhos" (Sofocleto)

  • "O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível." (Marlon C. Garrety)
Feliz e abençoado Dia das Mães para todas as mães blogueiras desse mundo!!!!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cartão dia das mães


Esse é o cartão que fiz com meus alunos para o dia das mães!!! Achei lindo!!! Tirei o modelo do blog Oficina de Criatividade. Os alunos adoraram fazer!!! Eles pintaram as florzinhas e decoraram a palavra MAMÃE com cola colorida!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A aprendizagem da leitura e da escrita numa visão construtivista

Mais um livro excelente para o trabalho com os conhecimentos linguistícos na educação infantil e séries iniciais. O autor oferece aos leitores atividades sequenciadas por modalidades de textos de modo que todos os alunos participem delas, com o objetivo de potencializar o trabalho cooperativo e que sintam-se protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Vale a pena ler!!!
Estou postando, na íntegra, uma atividade do livro com textos funcionais - nome próprio.
  • Atividade: Compondo o nome - Para alunos de 3 anos.
  • Objetivo: Compor o nome próprio fazendo uso das letras recortadas.
  • Descrição: Põe-se pedaços de papel com letras recortadas sobre uma mesa. Cada criança tem que procurar as letras que necessita para escrever seu nome. Depois, devem colá-las ordenadamente numa folha em branco.
- Solicitação: Olhem as letras. Há muitas, mas vocês têm que procurar apenas as que precisam para escrever o nome de vocês. Colem-nas aqui (folha em branco) ordenadamente de maneira que mostre o nome de vocês. Agora leiam.
- Organização: individual, em duplas ou num grupo pequeno.
  • Material: Letras maiúsculas recortadas, folhas em branco, cola.
  • Observações: - É bom que as crianças acompanhem com o dedo a leitura de suas produções. Convém que leiam tudo o que produzem - Os modelos de seu nome no cabide, no uniforme, na lista de chamada, podem ser de grande ajuda - Pode-se fazer um jogo de letras recortadas para que levem para casa e joguem com a família.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cartões para o dia das mães...

Um cartão lindo feito com tiras de papéis, muito fácil de fazer e fica muito lindo!!! Modelo de cartão tirado do blog Educar é Fazer Sonhar.
Esse cartão é feito com impressões dos dedos... Não é lindo!!!! Modelo de cartão tirado do blog Oficina de Criatividade.
Outro cartão feito com impressões dos dedos. Super lindinho!!! Modelo de cartão tirado do blog Educar com Arte.
Esse cartão eu fiz ano passado com meus alunos. O usarei de novo esse ano, mas de um jeito diferente...

domingo, 2 de maio de 2010

Dia das Mães



Mãe, Presente de Deus

Para completar o homem, Deus fez a mulher...
Mas para participar do milagre da vida, Deus fez a mãe.

Para liderar uma casa, Deus fez a mulher...
Mas para edificar um lar, Deus fez a mãe.

Para estudar, trabalhar e competir, Deus fez a mulher...
Mas para guiar a criança insegura, Deus fez a mãe.

Para os desafios da sociedade, Deus fez a mulher...
Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus fez a mãe.

Para fazer qualquer trabalho, Deus fez a mulher...
Mas para embalar o berço e construir o caráter, Deus fez a mãe.

Para ser princesa, Deus fez a mulher...
Mas para ser rainha, Deus fez a mãe!!!!

Mamãe, você é muito especial!!!!
(Autor desconhecido)

Parlendas





Aí estão algumas parlendas que usei na minha caixa de parlendas. Vou postando aos poucos, pois são 24 parlendas!!! Aguardem mais arquivos!!!!